O Burnout

02-02-2024

Caracterizado por sentimentos de exaustão física, emocional e mental, além de redução do desempenho biopsicoprofissional.

As pessoas diagnosticadas com Burnout sentem que estão só a sobreviver. 

Não vivem, sobrevivem.

O Burnout, ou Síndrome de Burnout, é uma consequência do stresse crónico, normalmente, no ambiente laboral. 

Em Portugal, têm sido conduzidos vários estudos para entender as suas causas, sintomas e consequências.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o Burnout como um fenómeno relacionado com o trabalho (sobrecarga mental, sobrecarga escolar, sobrecarga profissional ou sobrecarga doméstica) e inclui-o na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), o que ressalta a sua importância a nível global.

Os sintomas do Burnout podem variar de pessoa para pessoa e consoante o estágio do síndrome. Contudo, geralmente, incluem uma combinação de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, como: sentires-te constantemente cansad@, esgotad@ e sem energia, mesmo após períodos de descanso adequado. Esta exaustão pode afectar tanto o corpo como a mente; desenvolveres uma atitude negativa e cínica em relação ao trabalho, aos colegas e às responsabilidades, manifestando por meio de sarcasmo, cinismo e distanciamento emocional; sentires-te incompetente, ineficaz ou desvalorizad@ no trabalho; sentires-te sem motivação e satisfação profissionalmente; sentires dores de cabeça frequentes, dores musculares, problemas gastrointestinais, alterações no sono e no apetite devido ao stress crónico; sentires-te triste, ansios@, com irritabilidade, com raiva,  e/ou sentires-te frustrad@ ou apatic@ de forma persistente e intensa; teres dificuldades em concentrares-te nas tarefas, tomar decisões ou lembrar-se de informações importantes, devido à sobrecarga mental e emocional; retirares-te das interacções sociais, tanto no trabalho como fora dele, evitando colegas, amigos e familiares, devido ao cansaço emocional e à falta de motivação.

Na agitação do mundo moderno, onde as demandas profissionais e pessoais se entrelaçam numa dança frenética, é muito fácil sentir-se sobrecarregado.

A pressão do dia-a-dia pode levar-nos ao limite, mas acreditamos que o Burnout não é uma sentença inevitável.

Para escutares os sussurros do teu corpo e da tua mente, reconhecendo os sinais precoces do desgaste, é necessário aprenderes a beneficiar com ferramentas poderosas adquiridas na Casa da Mente, aprendendo assim a gerir o stress, de forma a cultivares a resiliência e a te adaptares perante os desafios diários.

Não se trata apenas de sobreviver mas, sim, de prosperar. 

Abrir a mente para novas formas de pensar e de estar, encontrando harmonia entre o trabalho e o descanso é um dos caminhos; outro caminho é pedires ajuda a profissionais.

Convidamos-te a explorares uma jornada de auto-conhecimento e equilíbrio, afastando-te das sombras do Burnout.

Junta-te à Casa da Mente nesta jornada de auto-descoberta e transformação. Juntos, vamos banir as sombras do Burnout e abrir caminho para uma vida mais plena e significativa. 

Na Casa da Mente, o equilíbrio espera por ti.


Casa da Mente, Travessa da Aldeia Nova, n.º 225, Madalena, Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora