A Ansiedade
Todos ouvimos a palavra ansiedade constantemente, mas o que será ter ansiedade?
Ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo em situações percebidas como ameaçadoras, alarmantes ou desafiantes.
Apesar de muitas pessoas sofrerem com tal, também podemos ver a ansiedade como uma emoção útil, pois esta alerta-nos para potenciais perigos e preparando-nos para lidar com eles.

No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e interfere nas actividades diárias, pode evoluir para um transtorno de ansiedade - diagnóstico realizado por Psiquiatra.
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobias específicas, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de stresse pós-traumático (TEPT).
Cada tipo tem características específicas, mas, no geral, a ansiedade pode manifestar-se através de sintomas físicos e emocionais, como nervosismo, inquietação, tensão muscular, dificuldade de concentração, medo irracional, palpitações e transpiração excessiva (sudorese).
Lembra-te que os sintomas da ansiedade podem variar de pessoa para pessoa e dependem do tipo específico de transtorno.
É importante saberes que com transtorno de ansiedade podes apresentar uma combinação desses sintomas e, ainda, desenvolveres outros.
Procurares ajuda profissional é fulcral para avaliar a gravidade da ansiedade e desenvolver um plano de tratamento personalizado.
Se estiveres a lidar com ansiedade, é recomendável procurares o apoio de profissionais de saúde mental, Psicologia e Psiquiatria, para receber orientação e suporte adequados ao teu caso específico.
Para complementares a tua terapia de forma mais eficaz, é recomendável a Hipnoterapia, para que possas compreender a origem e procederes à tua cura.